Vamos todos juntos nessa luta: CRP-09 faz carta de apoio à Rede Não Bata Eduque
A plenária do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins aprovou no dia 04 de novembro de 2011, por unanimidade, o apoio oficial ao Projeto de Lei 7672/2010, que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou tratamento cruel e degradante.
Trecho da Carta:
“Os riscos à vida e ao desenvolvimento físico e mental decorrentes dessa prática educativa são tão críticos que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu um prazo para que os 193 países que ratificaram a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes alterem ou ajustem suas legislações no sentido de proibir qualquer forma de castigo físico e humilhante no cuidado e na educação de crianças e adolescentes. Além das alterações no plano legal, a ONU cobra dos Estados parte da estruturação de políticas públicas que apoiem as famílias, fortalecendo-as e capacitando-as para que essas superem as práticas educativas violentas, como os castigos físicos e humilhantes.
No entendimento do jurista Paulo Afonso Garrido de Paula, “a opção pela paz, nas esferas mínimas do cotidiano, é o sinal mais claro da civilidade de um povo.” A partir da convicção de que os direitos humanos devem habitar todos os espaços, públicos e privados, o PL 7672/2010 busca assegurar o direito de crianças e adolescentes terem sua dignidade e sua integridade física respeitadas, por meio de uma educação livre dos castigos físicos e humilhantes, ou seja, com base em estratégias disciplinares positivas. Em sintonia com o postulado de Paulo Afonso, o PL 7672/2010 pretende ser mais um instrumento de promoção do fortalecimento dos vínculos familiares por meio de práticas educativas que favoreçam o diálogo, a tolerância e a paz na delicada e essencial relação entre pais e filhos.
Nesse sentido, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás/Tocantins se une ao movimento da sociedade civil que visa assegurar a toda criança e adolescente o direito de crescerem e se desenvolverem livres de práticas punitivas e disciplinares que causam dor, sofrimento e humilhação.
Wadson Arantes Gama
Presidentes do CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 9ª Região Goiás/Tocantins - Gestão Pluralidades: “Psicologia ética, transparente e socialmente responsável”
Acesse o texto completo da carta AQUI
Composição do VII Plenário - Pluralidades
DIRETORIA
Presidente: Wadson Arantes Gama
Vice-presidente: Sandra Valéria Nogueira Alves Silva
Secretário: Elias Rodrigues de Souza
Tesoureira: Gerley Lopes Cardoso
Conselheiros Efetivos
Christine Ramos Rocha
Eriko Netto de Lima
Kathia Nemeth Perez
Mara Cristina Pacheco Suassuna
Raimundo Rocha Medrado Júnior
Conselheiros Suplentes
Anita Coelho dos Santos
Antônio Roberto de Melo Ferreira
Danielle Cota Couto
Glauce Kelly Ferreira
José Henrique Lopes da Silva
Júlia Cristina de Almeida Braz
Luciene Campos Falcão Silveira
Valterci Vieira
Ivancesar Leal de Souza
Acesse a carta AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)