5 de mai. de 2016

O cérebro da criança nos primeiros anos - Maria Clara Vieira\Revista Crescer

Pia Britto, pesquisadora da Unicef, que participa do documentário “O Começo da Vida”, fala sobre o desenvolvimento na primeira infância


__________________


Ele parece apenas um bebê sorrindo. Mas muitas coisas estão acontecendo em sua cabeça a todo instante. “Nos primeiros anos, o cérebro faz mais conexões do que em qualquer outro período da vida. São de 700 a 1.000 conexões por segundo. Aos 3 anos, o cérebro de uma criança é duas vezes mais ativo do que o de um adulto”, explica a consultora de primeira infância do Unicef, Pia Britto. É sobre esse assunto que ela fala no documentário O começo da vida, com estreia prevista para março.

Em entrevista à CRESCER, concedida na sede do Unicef, em Nova York, Pia conta que océrebro das crianças é como uma esponja, que absorve tudo ao redor. “O cérebro infantil quer ser estimulado, se desenvolver e fazer conexões. Para isso, a criança precisa receber amor, afeto, canções, palavras, proteção e cuidados. Tudo isso ajuda”, diz.

É por esse motivo que o ambiente onde a criança cresce é fundamental para garantir seu pleno desenvolvimento. Se esse ambiente for de estresse constante ou pobre em estímulos, a criança sai prejudicada.
Pia Britto  (Foto: UNICEF/Nesbitt/2015)
“Dados do Unicef apontam que apenas metade das crianças de até 5 anos têm materiais impressos, como livros, em casa. Como consequência, uma em cada três crianças não está desenvolvendo todas as suas competências. A ciência nos mostra que cérebros saudáveis são a base de uma vida cheia de aprendizados e produtividade”, afirma a médica.

A seguir, Pia Britto dá dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho:

- Construa laços emocionais desde muito cedo, dê colo e abrace a criança

- Estimule o bebê conversando e cantando, mesmo que ele ainda esteja longe de começar a falar

- Garanta um ambiente seguro e confortável para o bebê se desenvolver livre de riscos e acidentes, especialmente quando começar a engatinhar e a andar. 
- Garanta a socialização e convívio da criança com outras crianças e adultos – a escola é importante nisso.


Se mudamos o começo da história, mudamos a história toda”
(Trailer “O começo da vida”)




Foto divulgada no site Mamaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)