DESdomadora de Bichos - jogo dramático que busca
desenvolver a autodefesa de crianças em situações de riscos\violências sexuais
Objetivo:
Ajudar crianças a discernirem em cada
situação de risco\violência qual mecanismo de defesa é mais protetivo.
1) Aquecimento
inespecífico
Apresentação
da DESdomadora de Bichos
-
Sou parecida com aquele artista de circo que doma animais. Só que não uso
chicote. Não quero que os bichos me obedeçam por medo ou dor. Meu oficio é
outro, quero que os bichinhos aprendam a se defender dos perigos da maneira
mais inteligente e segura possível. Por isso uso apenas essa sobrinha de
corações verdes.
A DESdomadora de Bichos cumprimenta a meninada com bom dia ou
boa tarde. A seguir pede que cada menino ou menina a cumprimente com o som de um
animal que querem ser.
2) Aquecimento
específico
Em
um breve relato, conta que cada bicho tem um jeito de se defender, uns têm
grandes dentes e outros pernas cumpridas ou ágeis para fugir de um ataque.
A DESdomadora de Bichos brinca um pouco com esta
estória, dando exemplos de vários tipos de mecanismos de defesa. Exemplos:
camuflagens, fingir de morto, urros estridentes, venenos, garras, espinhos,
dentes, casco duro, dentre outros.
E segue a estória esclarecendo que o
bicho menina\menino também precisa ficar fera em autodefesa.
Observação: caso o tema da violência sexual
não tenha sido trabalhado anteriormente, conversar com as crianças sobre esse
tema (riscos, tipos de violências que podem acontecer e esclarecer dúvidas)
3) Dramatização
DESdomadora de Bichos pergunta quem quer ser voluntário em uma brincadeira de faz de conta.
Definido
os participantes, a DESdomadora de Bichos pede a cada criança que escolha que bicho quer
ser*. Feita a escolha, a diretora pede que os(as) voluntários (as) busquem
uma situação de risco ou de ataque que envolva o tema da violência
sexual.
A cada situação narrada ou
dramatizada pelo “bicho criança”, a DESdomadora de Bichos faz a seguinte pergunta:
Como o bicho que você é pode se
defender nessa situação de risco\violência?
A partir das respostas das crianças esclarecimentos devem ser feitos no sentido apontar vantagens e desvantagens de cada modalidade de autodefesa.
4)
Compartilhar
As
crianças contam uma para as outras como se sentiu na brincadeira e como foi
usar seu mecanismo de defesa.
5) Processar
Diretora e participantes (protagonistas e público)
dialogam sobre as dúvidas presentes, os sentimentos e as percepções que a
brincadeira despertou em cada um.
Autora: Cida Alves
__________________________
*Na Escola Municipal Engenheiro
Antônio Felix muitas crianças quiseram brincar, por isso foi sugerido que se
agrupassem em bandos de bichos.
Esclarecimento: em razão do pouco tempo disponível as duas etapas finais não aconteceram na Escola Municipal
Engenheiro Antônio Felix. Após as narrativas das situações de risco\violência e
as propostas de autodefesa apresentadas pelo grupo de crianças a diretora fez apenas breves esclarecimentos.
Fotos: Adriana Crispim -
Goiânia, 17 de maio e 2016.
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