19 de set. de 2011

Dia Internacional da Paz: homenagem a Carla Del Ponte

O lugar da verdade não é nas sombras

carla-del-ponte- 1

A mulher que ousou acreditar na verdade ainda que ela fosse atroz.

Com o fim da guerra da Bósnia, as mulheres que sobreviveram aos estupros coletivos levaram a público as violências cometidas pelas forças armadas militares e paramilitares sérvias. A própria atrocidade dos relatos sobre os estupros na Bósnia depôs contra essas mulheres. Quem ouvia os testemunhos das mulheres bósnias não conseguia acreditar nas crueldades relatadas.

A vida secreta das palavras

A promotora Carla Del Ponte reconheceu como verdadeiros os “incríveis” relatos das vítimas da limpeza étnica promovida pelo ditador Milosevic 

 

Após o fim da guerra da Croácia (1991) os estupros foram confirmados, no entanto, o seu caráter sistemático, as práticas de enclausuramento e de gravidez forçada só vieram a tona durante a guerra da Bósnia (1992 – 1995).

Estupro como arma de gerra

“A guerra na ex-Yuguslávia ensinou ao mundo que o estupro poderia ser não apenas o ‘repouso’ e o butim do guerreiro – o que já é, em si, insuportável –, mas se tornar objeto de um programa sistemático, constituindo-se numa arma de guerra e um elemento de uma estratégia militar desejada, consciente e determinada.

Assim, a novidade nos estupros de guerra é o fato de essa agressão ser usada politicamente, a sua "estatização", o fato de serem geridos por autoridades militares. ‘Às atrocidades 'habituais' cometidas por todos os exércitos do mundo (violações, torturas, pilhagens...), o regime de Milosevic acrescentou a violação organizada em campos previstos para esse efeito, e de acordo com modalidades precisas.’

Nos ‘campos de violação’, como ficaram conhecidos os locais onde esse crime era perpetrado de modo sistemático, tratava-se de conservar a mulher violada em vida e de impedi-la de abortar. Elas eram mantidas prisioneiras ali até atingirem os seis meses de gravidez.

Os torturadores, voluntários ou forçados, de Milosevic aplicaram escrupulosamente esse princípio. Tratava-se, através da violação política, não somente ‘serbacisar’ o sangue não-sérvio, mas também destruir a identidade e a honra das populações visadas sujando o que elas tinham como o mais caro. ‘O violador diz à mulher bósnia que viola: 'Terás uma criança sérvia’. Como os fascistas espanhóis que pichavam sobre os muros: ‘Morreremos talvez mas as vossas mulheres darão nascimento a crianças fascistas!’. Num caso como no outro, o estupro é uma mensagem dos vencedores aos vencidos”.

Fonte: Guerra de imagens e imagens da guerra: estupro e sacrifício na Guerra do Iraque - Carmen Rial / Universidade Federal de Santa Catarina.

Estupro em massa com a finalidade de limpeza étnica:

Entre 20.000 a 44.000 mulheres foram sistematicamente violentadas pelas forças sérvias. Estes atos foram realizados no leste da Bósnia, durante os massacres de Foca e em Grbavica, durante o cerco de Sarajevo. Em menor escala, há evidências de que unidades bósnias também realizaram esta prática com as mulheres sérvias em Kamenica, Rogatica, Kukavice, Milici, Klisa, Zvornik e outras cidades.

 

Corte de Haya

Pela força de muitas mulheres que lutaram para que a sua verdade fosse reconhecida, em 27 de junho de 1996, o Tribunal Penal Internacional incriminou, pela primeira vez, o estupro como crime contra a humanidade.

 

Carla del Ponte 3

Em maio de 2005, a destemida procuradora Carla del Ponte exibiu aos juízes do tribunal um filme sobre os massacres em Srebrenica. Um fotógrafo amador fez a histórica filmagem: as mulheres, várias estupradas, eram expulsas de suas casas, jogadas em caminhões e obrigadas a deixar a região. As crianças, os adolescentes e os adultos do sexo masculino foram executados depois de amarrados com as mãos para trás.

Carla Del Ponte acusa

No Tribunal Penal Internacional a procuradora Carla del Ponte acusa Milosevic e Mladic de autorizar, para a criação da "Grande Sérvia", uma "limpeza étnica" nos Balcãs”.

 

carla_del_ponte_kosovo_caccia

Entre os crimes cometidos sob o comando de Milosevic e de Mladic estão o massacre de 8 mil meninos e homens mulçumanos em Srebrenica, os estupros sistemáticos de milhares de mulheres bósnias e tráfico de órgãos humanos.

 

Os filmes A vida secreta das palavras e Última guerra (Savior) trazem à tona as violências sofridas pelas mulheres na guerra da sérvia.

Lírico, belo… Um dos melhores filmes que assistir nos últimos tempos. Imperdível!!!

 

Um filme, que sem omitir o sofrimento dilacerante de seus personagens centrais, enaltece a esperança no humano.

Veja mais

MASSACRE DE SREBRENICA - Notícias, fotos e vídeos sobre "Massacre de Srebrenica"

GENOCÍDIO. VEJA imagens exibidas no Tribunal Penal Internacional, no processo contra Milosevic

Símbolo da limpeza étnica, Mladic liderou maior atrocidade na Europa desde 2ª Guerra

Saiba o que foi o massacre de Srebrenica, o 'triunfo do mal'

TPI condena o mais alto responsável militar por crimes na ex-Jugoslávia

O antigo chefe de Estado-Maior do Exército jusgoslavo foi condenado a 27 anos de prisão, por crimes de guerra.

Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas decepciona e tromba com o Tribunal Penal Internacional.

Vítimas de Srebrenica versus ONU

Cerco a Sarajevo e Srebrenica são invenções, diz Karadzic

‘Museu virtual' sobre cerco de Sarajevo é apresentado na internet

Vítimas ignoradas das guerras

Referência de leitura:

NAHOUM-GRAPPE, Véronique. Da dimensão sexual de uma guerra: os estupros em série como arma na ex-Iugoslávia, 1991 – 1995. In: SCHPUN, Mônica Raisa. Masculinidades. São Paulo: Boitempo Editorial, Santa Cruz do Sul, Eunise, 2004.

Um comentário:

  1. O estupro com o proposito de formar um prole "pura" era um pretexto q desconhecia para esse tipo de crime...É de um racismo atroz...É incrivel como uma região menor q o Pará pode conter tanto ódio e racismo...

    Só não entendi o q o primeiro filme, A vida secreta das palavras, tem haver com o tema. Mas bom post de qual quer forma.

    ResponderExcluir

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)