15 de jun. de 2018

Dia Nacional pela Educação sem Violência

 

Participe de nossa campanha!

A Lei Menino Bernardo (13.010/2014) completa quatro anos no próximo dia 26 de junho. A Rede Não Bata, Eduque (RNBE), que acompanhou e incentivou a tramitação do marco legal que previne o uso dos castigos físicos e humilhantes como forma de educar crianças e adolescentes, lança na data o Dia Nacional pela Educação sem Violência. Apesar do avanço legislativo, na prática o Brasil está defasado e o Estado vem sendo cobrado por organismos internacionais.
No âmbito da agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.2 (“Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos”) e 16.2 (“Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças”) se relacionam diretamente com a nossa causa. Recentemente, o Brasil ingressou - por influência determinante de uma coalizão formada por mais de 30 organizações, incluindo a Rede Não Bata, Eduque - na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, se comprometendo a lançar iniciativas e indicadores com o objetivo de cumprir os ODS.
Agora é a hora de unir esforços pela implementação da lei com políticas públicas que incentivem o uso de formas positivas e não violentas de educar. Se você está recebendo este e-mail, é considerado um importante parceiro nesta luta. Junte-se a nós na campanha! Quer saber como? Acompanhe algumas sugestões a seguir, lembrando que você tem liberdade sobre como colaborar conosco. Seremos muito gratos de qualquer forma.

Baixe o material completo da Campanha

Faça o download de cartazes, logo, cards e material de apoio para atividades da Campanha. Todos os materiais são previamente autorizados
para impressão. Divulgue em seu espaço e na internet. Se conseguir parcerias para impressão, melhor ainda. Use e espalhe à vontade!
Baixe Aqui

Confira o cronograma de postagens do material nas mídias sociais da Rede Não Bata, Eduque

Para uma comunicação fluida e alinhada, compartilharemos os dias em que cada material será publicado em nossas redes sociais. Seria interessante que os parceiros pudessem seguir as respectivas datas, lembrando que, após a publicação, o uso é livre e irrestrito. Os links para as redes sociais estão no final desse e-mail.
A partir de 14/06 - Artes "Eu faço parte" - 1 e 2
A partir de 15/06 - Cartaz Campanha RNBE_1
A partir de 18/06 - Cartaz Campanha RNBE_2
A partir de 19/06 - Cartaz Campanha RNBE_3
A partir de 20/06 - Cartaz Campanha RNBE_4

Promova em espaços públicos...

  1. Faça panfletagem do material da Rede Não Bata, Eduque
  2. Desenvolva enquetes, entrevistas, questionários que abordem o tema;
  3. Apresente ações culturais como batalha de rap, esquetes, flash mob, entre outros;
  4. Façam cartazes com dados sobre a violência contra a criança e o adolescente e sobre formas de educar sem violência
  5. Elabore uma faixa onde a comunidade pode deixar sua mensagem;

...com crianças:


  1. Promova um concurso cultural com desenhos, poesia, teatro, redação, música ou fotografia sobre o tema.
  2. Peça a elas que construam um mural com as regras/combinados que proporiam para que não haja bullying (violência física ou psicológica) na escola.
  3. Peça a elas que construam uma lista de sanções/castigos que poderiam ser aplicadas pelos pais caso elas não cumpram uma tarefa/combinado/regra em substituição aos castigos físicos e psicológicos (que não sejam bater, gritar ou xingar).

...com adultos:

  1. Faça rodas de diálogo sobre o tema
  2. Proponha a construção do varal das violência (ver formulário específico no material de apoio para atividades)
  3. Faça uma dinâmica que incentive o preenchimento do gráfico do cuidado (ver formulário específico no material de apoio para atividades) e no final promova uma discussão sobre o tema
  4. Desenvolva enquetes sobre a temática

...e na internet:

Tem um blog, um canal no Youtube, muitos seguidores em suas redes sociais? Curta nossa página e divulgue a data, as informações e o material que compartilhamos. Fique ligado, pois lançaremos nos próximos dias vídeos da campanha com depoimentos de pessoas públicas ligadas à causa, como a apresentadora e porta-voz do lema "Não Bata, Eduque", Xuxa Meneghel.

Finalmente, não deixe de utilizar as hashtags:
#DiaNacionalpelaEducaçãosemViolência
#26deJunho
#NãoBataEduque
#4anosdaLeiMeninoBernardo

Um comentário:

  1. katia Regina Neres Reis16 de junho de 2018 às 06:41

    Sou Assistente Social, estou Conselheira do CRESS 19°Região/GO, Conselheira do Conselho Estadual dos direitos de Crianças e Adolescentes, Atuo como Conselheira Tutelar pela Região Oeste de Goiânia. Sou a favor da educação de crianças e adolescentes sem o uso de castigo fisiso ou tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos seus pais, responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar e proteger de crianças e adolescentes. Nossas crianças aprendem é com amor, afeto, carinho, respeito, bons exemplos, muita dedicação.

    ResponderExcluir

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)