21 de jun. de 2018

26 de junho - Dia Nacional pela Educação Sem Violência, "Eu faço parte"




 

 

Participe de nossa campanha!

A Lei Menino Bernardo (13.010/2014) completa quatro anos no próximo dia 26 de junho. A Rede Não Bata, Eduque (RNBE), que acompanhou e incentivou a tramitação do marco legal que previne o uso dos castigos físicos e humilhantes como forma de educar crianças e adolescentes, lança na data o Dia Nacional pela Educação sem Violência. Apesar do avanço legislativo, na prática o Brasil está defasado e o Estado vem sendo cobrado por organismos internacionais.
No âmbito da agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.2 (“Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos”) e 16.2 (“Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças”) se relacionam diretamente com a nossa causa. Recentemente, o Brasil ingressou - por influência determinante de uma coalizão formada por mais de 30 organizações, incluindo a Rede Não Bata, Eduque - na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, se comprometendo a lançar iniciativas e indicadores com o objetivo de cumprir os ODS.
Agora é a hora de unir esforços pela implementação da lei com políticas públicas que incentivem o uso de formas positivas e não violentas de educar. Se você está recebendo este e-mail, é considerado um importante parceiro nesta luta. Junte-se a nós na campanha! Quer saber como? Acompanhe algumas sugestões a seguir, lembrando que você tem liberdade sobre como colaborar conosco. Seremos muito gratos de qualquer forma.

Baixe o material completo da Campanha

Faça o download de cartazes, logo, cards e material de apoio para atividades da Campanha. Todos os materiais são previamente autorizados
para impressão. Divulgue em seu espaço e na internet. Se conseguir parcerias para impressão, melhor ainda. Use e espalhe à vontade!
Baixe Aqui

Confira o cronograma de postagens do material nas mídias sociais da Rede Não Bata, Eduque

Para uma comunicação fluida e alinhada, compartilharemos os dias em que cada material será publicado em nossas redes sociais. Seria interessante que os parceiros pudessem seguir as respectivas datas, lembrando que, após a publicação, o uso é livre e irrestrito. Os links para as redes sociais estão no final desse e-mail.
A partir de 14/06 - Artes "Eu faço parte" - 1 e 2
A partir de 15/06 - Cartaz Campanha RNBE_1
A partir de 18/06 - Cartaz Campanha RNBE_2
A partir de 19/06 - Cartaz Campanha RNBE_3
A partir de 20/06 - Cartaz Campanha RNBE_4

Promova em espaços públicos...

  1. Faça panfletagem do material da Rede Não Bata, Eduque
  2. Desenvolva enquetes, entrevistas, questionários que abordem o tema;
  3. Apresente ações culturais como batalha de rap, esquetes, flash mob, entre outros;
  4. Façam cartazes com dados sobre a violência contra a criança e o adolescente e sobre formas de educar sem violência
  5. Elabore uma faixa onde a comunidade pode deixar sua mensagem;

...com crianças:


  1. Promova um concurso cultural com desenhos, poesia, teatro, redação, música ou fotografia sobre o tema.
  2. Peça a elas que construam um mural com as regras/combinados que proporiam para que não haja bullying (violência física ou psicológica) na escola.
  3. Peça a elas que construam uma lista de sanções/castigos que poderiam ser aplicadas pelos pais caso elas não cumpram uma tarefa/combinado/regra em substituição aos castigos físicos e psicológicos (que não sejam bater, gritar ou xingar).

...com adultos:


  1. Faça rodas de diálogo sobre o tema
  2. Proponha a construção do varal das violências (ver formulário específico no material de apoio para atividades)
  3. Faça uma dinâmica que incentive o preenchimento do gráfico do cuidado (ver formulário específico no material de apoio para atividades) e no final promova uma discussão sobre o tema
  4. Desenvolva enquetes sobre a temática

...e na internet:

Tem um blog, um canal no Youtube, muitos seguidores em suas redes sociais? Curta nossa página e divulgue a data, as informações e o material que compartilhamos. Fique ligado, pois lançaremos nos próximos dias vídeos da campanha com depoimentos de pessoas públicas ligadas à causa, como a apresentadora e porta-voz do lema "Não Bata, Eduque", Xuxa Meneghel.

Finalmente, não deixe de utilizar as hashtags:
#DiaNacionalpelaEducaçãosemViolência
#26deJunho
#NãoBataEduque
#4anosdaLeiMeninoBernardo

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE aos que irão fazer atividades públicas: não deixe de compartilhar fotos dos eventos com a gente! Gostaríamos muito de divulgar essas ações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)