Enquanto em nossas memorias se abranda a lembrança da desastrosa ação ocorrida na noite do último dia 26 de março intitulada de "Operação Resgate" e que envolveu Conselheiros Tutelares, Equipe de Abordagem da SEMAS e a Polícia Militar, nos vemos mais uma vez na eminencia de grave desrespeito aos direitos mais elementares de nossas crianças e adolescentes.
De forma anunciada e em atendimento às demandas do empresariado goianiense a Secretaria de Segurança Pública informa a realização, na noite da próxima segunda-feira 23/08, da "Operação Integração 5" que visa a retirada de crianças, adolescentes e adultos em situação de risco e em mendicância da Região Central de Goiânia e de Campinas.
Não é possível assistir a mais esse, anunciado, conjunto de violações aos direitos dessa população que se encontra em situação de rua.
Em meio a todas a manifestações da Sociedade Civil Organizada e do Ministério Público, inclusive através de celebração de "Termo de Ajuste de Conduta", o que temos presenciado em Goiânia nos últimos anos é o crescente descaso com as políticas públicas voltadas à população de rua.
Se de um lado a SEMAS devolve recursos ao governo federal de outro lado temos unidades e espaços de atendimento em condições precárias, como é o caso do "Horto Medicinal" que teve 27 itens reprovados pela vigilância sanitária ou podemos citar também os conselhos tutelares onde por vezes falta até papel higiênico.
Devemos, neste momento, nos mobilizar e manifestar de forma bastante direta nossa insatisfação e discordancia diante de mais essa violação aos Direitos Humanos. Encaminhemos notas de repúdio à Polícia Militar e à SEMAS e se esta afronta for mantida estejamos nas ruas para acompanhar cada passo dessa operação.
Matérias do Diário da Manhã com informações sobre a "Operação Integração 5":
Remoção de Mendigos Gera Polêmica / Edição de 19/08 Página 02
http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=8317&contpag=1
Mendigos serão retirados das ruas / Edição de 18/08 Página 02
http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=8316
Eduardo de C. Mota
Secretário Geral do CMDCA - Goiânia
MNMMR-GO / CAJU / Projeto Invert. Rota
Sociedade Cidadão 2000 (62) 8409-8515
Pessoal,
ResponderExcluirGuardadas as devidas proporções, retirar os moradores de rua não nos lembra algo parecido com o nazismo???
Estou com vocês, apesar de estar longe.
Se precisarem de ajuda para elaborar o documento, estou à disposição.
Beijos,
Karen Michel Esber
Doutoranda em Sociologia
Mestre em Psicologia Social
Especialista em: Terapia de Famílias e Casais, Terapia Sexual e Psicologia Jurídica
Consultora em Atenção à Violência