16 de fev de 2016

Chile cria guia da paternidade ativa para conscientizar sobre cuidados com os filhos

Um bom exemplo para sensibilizar os pais a exercerem uma paternidade mais ativa vem do Chile. Para reverter o fato de os pais não serem tão participativos quanto as mães no cuidado com as crianças, uma instituição que reúne mais de 50 creches criou um guia de orientação.

O manual atua para desconstruir a reprodução de estereótipos de gênero, que impõe papéis específicos a homens e mulheres, inclusive na educação dos filhos que, equivocadamente, costuma ser deixada inteiramente na responsabilidade das mães.
A proposta do guia é oferecer conselhos e material de apoio para os pais para que se conscientizem que precisam oferecer aos filhos muito mais do que provê-los financeiramente.
Eis algumas das dicas encontradas no guia no que diz respeito a ser um pai ativo nos cuidados com os filhos:
- Ter uma relação afetuosa e incondicional com seu filho.
- Manter uma relação que vá além de provê-lo financeiramente.
- Ser participativo nos cuidados diários de seus filhos com ações tais como: cuidar, alimentar, fazer dormir, vestir, passear, ensinar, etc.
- Promover um vínculo carinhoso de apego mútuo.
- Compartilhar com a mãe os cuidados com seu filho e as tarefas domésticas.
- Estar envolvido em todos os momentos do desenvolvimento de seu filho: gravidez, nascimento, primeira infância, infância e adolescência.
- Criar uma criança respeitosa: cuidar, criar e educar com boas maneiras e manter uma relação de diálogo e respeito com a mãe e a família.
- Estimular o desenvolvimento de seu filho: lendo e contando histórias, cantando e ouvindo música, apoiando-o nos trabalhos de casa e brincando com ele ou ela.
Fonte: Catraquinha,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)