Estimado leitor do blog
Nesse domingo deixo para você a indicação do filme “Escafandro e a borboleta”. O roteiro desse filme foi baseado no livro autobiográfico do célebre jornalista e redator francês Jean-Dominique Bauby que desenvolveu após um acidente vascular cerebral a Síndrome do Encarceramento. Jean Dominique perdeu todos os movimentos do corpo, com exceção dos olhos. Pela atenção de uma fonoaudióloga que o atendia se descobre que é possível se comunicar com Jean-Dominique Bauby por meio das piscadelas de seu olho esquerdo.
A narrativa e a estética do “Escafandro e a borboleta” é indubitavelmente comovente, mas o que realmente me toca nesse filme é a luta da fonoaudióloga e de Jean-DominiqueBauby para se comunicarem. O método de comunicação desenvolvido pelos dois consiste em ditar o alfabeto inteiro para que Jean-Dominique Bauby pisque para a letra que vai formar a palavra desejada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)