18 de jul. de 2011

Saral Cultural: traumas e segredos familiares são o tema de hoje

Traumas e segredos familiares: uma
herança invisivelmente perigosa para as gerações futuras.


Abaixo segue algumas sugestões de filmes e livro


“Há tantas coisas que desconheço...
se um barbante com nó pode libertar o vento...
e se um afogado pode acordar....
então um homem ferido pode se curar”.
(Texto do final do filme Chegadas e Partidas)








Chegadas e Partidas
(The shipping news)

Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Robert Nelson Jacobs, baseado em livro de E. Annie Proulx
Elenco: Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Cate Blanchett
Sinopse:
Baseado na novela homônima vencedora do prêmio Pulitzer de E. Annie Proulx, The Shipping News retrata a busca de um jornalista (Kevin Spacey) à sua auto-descoberta, que tem início na volta do personagem ao lugar onde viviam seus ancestrais, na costa de Newfoundland. The Shipping News é um retrato engraçado da família contemporânea, uma história do esforço que um homem comum faz para reconstruir sua vida em um ambiente novo e completamente diferente do seu, uma comunidade pesqueira litorânea.



Outras sugestões de filmes:



Regras da Vida
Título original: (The Cider House Rules)
Lançamento: 1999 (EUA)
Direção: Lasse Hallstrom
Atores: Tobey Maguire, Charlize Theron, Delroy Lindo, Paul Rudd.
Sinopse:
Baseado no best-seller de John Irving, a história de Homer Wells (Tobey Maguire), um garoto sem parentes que passa a ter como mentor um médico de um orfanato, Dr. Wilbur Larch (Michael Caine). Larch ensina a Homer tudo o que sabe sobre medicina e a diferença entre certo e , mas nunca o ensinou as regras da vida propriamente ditas. Quando Homer sai para descobrir o mundo, ele mais excitante do que jamais imaginara, especialmente quando se apaixona pela primeira vez. Entretanto, quando forçado a tomar decisões que irão influir para sempre em sua vida, percebe que no final das contas não pode fugir de seu passado.


Chocolate (Chocolat)
Direção: Lasse Hallstrom
Atores: Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench.

Sinopse:
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.






Casas dos Espíritos (The House of the Spirits)
Direção: Billie August
Elenco: Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder, Antonio Bandera, Vanessa Redgrave

Sinopse: A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.



Sugestão de Livro:




MEUS ANTEPASSADOS – Vínculos trangeracionais, segredos de família, síndrome de aniversário e prática do genossociograma.
Anne Ancelin Schutzenberger
Editora: PAULUS



Anne Ancelin Schützenberger trabalha com análise clínica e, em sua prática de mais de vinte anos, reúne “terapia transgeracional psicogenealógica contextual”. Em uma linguagem corrente isso significa que somos um elo na cadeia de gerações e que temos às vezes, curiosamente, de “pagar dívidas” do passado de nossos antepassados. É uma espécie de “lealdade invisível” que nos leva a repetir, queiramos ou não, situações agradáveis ou acontecimentos dolorosos. Somos menos livres do que acreditamos, mas temos a possibilidade de reconquistar nossa liberdade e de sair do destino repetitivo de nossa história, compreendendo os laços complexos que foram tecidos em nossa família.

Livro apaixonante e repleto de exemplos, inscrevendo-se entre as mais recentes pesquisas em psicoterapia integrativa. Evidencia em particular os vínculos transgeracionais, a síndrome de aniversário, o não-dito-segredo e sua transformação num impensado devastador.






Anne Ancelin Schutzenberger atua em análise clínica grupal e psicodrama. Professora emérita da Universidade de Nice. Dirigiu um laboratório de Psicologia Social e Clínica por mais de vintes anos. Assessora seminários de terapia grupal em vários lugares do mundo

Um comentário:

  1. Estou tentando encontrar este livro e não consigo. Você tem? Poderia me vender? Abs Daniela Barbara

    ResponderExcluir

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)