2 de jul de 2011

Crime de Racismo na UFMA

CARTA ABAIXO ASSINADO

Para a Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.

Leitores Amig@s

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

Pessoalmente, concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos.

Petição Pública

Enviado por Cecília Maria Vieira, psicólogo e mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG.

Contato para apoio aos alunos do Maranhão:

Irismar Santana
Bolsista do Programa Internacional de Bolsas
de Pós-graduação da Fundação Ford
Mestrado em Intervenção Social, Inovação e
Empreendedorismo Universidade de Coimbra- Portugal
Fones: 00351 9117. 80853 (Portugal)
005581 87336222 (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)