25 de out. de 2018

Doloroso relato do filho do jornalista Vladimir Herzog. #TorturaNuncaMais #DitaduraNuncaMais

 

Em uma atitude heroica, o rabino Henry Sobel ordenou que enterrassem Vlado no centro do Cemitério Israelita do Butantã, o que desmentia publicamente a versão oficial de suicídio. De acordo com a tradição judaica, suicidas são sepultados em local separado. ‘Vi o corpo de Herzog. Não havia dúvidas de que ele tinha sido torturado e assassinado’, declarou na época o rabino.

O ato ecumênico pela morte de Herzog, na Catedral da Sé, em São Paulo, no dia 31 de outubro de 1975, foi a primeira grande manifestação pública contra a ditadura desde a promulgação do Ato Institucional nº 5, em dezembro de 1968. Oito mil pessoas conseguiram entrar na catedral e uma multidão ficou de fora” (Fórum, 25 de outubro de 2018).
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)