Estimado(a) leitor(a) do blog Educar Sem Violência,
Logo abaixo das fotos, compartilho com você a apresentação realizada no X Seminário Gente Crescente - Mesa Redonda: “Negligência ou Cuidado: escolha que define uma vida!”.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre as reflexões realizadas sobre os conceitos “Sujeito da Indiferença” e a “Ordem da Mãe”, consulte o texto dos capítulos 3 e 4 da de tese “Alforria pelo Sensível – Corporeidade da Criança e Formação Docente”, AQUI
Mesa de Abertura do X Seminário Gente Crescente – CAPSi Água Viva\SMS Goiânia. Foto: Anna Lúcia Almeida.
Apresentação Cultural com participação especial dos alunos do Centro Cultural Gustav Ritter. Foto: Anna Lúcia Almeida.
Foto: Anna Lúcia Almeida.
Mesa Redonda: “Negligência ou Cuidado: escolha que define uma vida!”. Os expositores foram: Marcelo Trindade – Psiquiatra, Maria das Graças Brasil - Neuropediatra, Maria Aparecida Alves da Silva – Psicóloga, e Orozimbo Júnior – Educador Físico. A moderadora da mesa foi a psicóloga Priscilla Reis. Foto: Anna Lúcia Almeida.
A psicóloga Cida Alves apresentou a palestra “O Cuidado Essencial”, veja abaixo a reprodução dos slides. Foto: Anna Lúcia Almeida.
A neuropediatra Maria das Graças Brasil apresentou um breve histórico, a incidência no Brasil e no mundo e as consequências da negligência no desenvolvimento infantil.
O psiquiatra Marcelo Trindade apresentou algumas fases da Teoria do Desenvolvimento de Piaget e de Freud, alertando sobre o impacto da negligência em cada uma dessas fases.
O educador físico Orozimbo Cordeiro Junior apresentou como tem utilizado a prática esportiva para enfrentar e mediar às situações de violência entre alunos de sua escola.
Observação: as ilustrações que aparecem nas lâminas são reprduções de Pinturas de Cândido Portinari
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)