29 de jun. de 2014

Território do Brincar – um encontro com a criança brasileira

Sombras de voadores

No aeroporto o menino perguntou:
– E se o avião tropicar num passarinho?
O pai ficou torto e não respondeu.
O menino perguntou de novo:
– E se o avião tropicar num passarinho triste?

A mãe teve ternuras e pensou:
Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia?
Será que os despropósitos não são mais carregados de poesia do que o bom senso?
Ao sair do sufoco o pai refletiu:
Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.
E ficou sendo.

Manoel de Barros

 

 

“Ver, ouvir, prestar atenção nesse universo da criança é um exercício sempre de mergulho no tem de mais essencial no ser humano”.

“Quando a gente vê a criança dialogando nesse processo imaginário com a natureza, existe ali um casamento perfeito, fiel, antigo. Esse diálogo produz riqueza”.

“E a gente sempre esquece que a brincadeira, ela é o modo de experimentação primeira nossa. A maneira de se apropriar, como dizia o Gandhy, de desmontar o mundo. Quando você algo que está muito perfeito, já acabado, construído, é preciso abrir, é preciso ver como é por dentro. Toda experimentação ela é brincadeira. O cientista no seu laboratório também está brincando. A forma com a ciência se desenvolve é brincadeira. E a criança é justamente esse ser, essa pessoal que isso como prática habitual, de construção de conhecimento e desconhecimento do mundo”.

(Falas do Vídeo de Estreia do Projeto Território do Brincar)

 


O Projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, a equipe do Projeto estará na estrada percorrendo o Brasil por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

Coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o Território do Brincar tem seu foco nas sutilezas do brincar, nos gestos e palavras que apresentam a essência da infância de toda criança.

Os registros em filmes, fotos, textos e áudios serão disponibilizados nesse site conforme o decorrer do trajeto, e em futuras publicações e documentários criando, dessa forma, um diálogo sobre as nuances da infância brasileira.

Um trabalho que se amplia através da parceria com o Instituto Alana, escolas parceiras e apoiadores.

Missão

Ouvir o Brasil a partir da voz das nossas crianças, que a um só tempo retratam a universalidade da infância e refletem e espelham o povo que somos.

Foto capturada no AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)