22 de nov. de 2013

Seminário discute notificação de violências físicas e psíquicas na próxima segunda-feira (25)

notificacao-violencias-fisicas-psiquicas

No evento serão discutidas estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos e, ao final, será relançado o livro "Quebrando o silêncio – Disque 100"


Texto: Lorraine Carla

A Divisão de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, em parceria com a Escola Municipal de Saúde Pública, promove na próxima segunda-feira (25) o quarto módulo do seminário "Notificação de violências física e psicológica: estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos".

O público-alvo do evento são profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública, operadores do direito e diversos conselhos de saúde da cidade de Goiânia. Em virtude da programação do seminário, médicos pediatras e psicólogos (que atendem crianças) da Secretaria Municipal de Saúde são especialmente convidados.

Esse seminário vai ser o último de uma série de quatro seminários sobre notificação de violências. Durante todas as etapas, foi discutida a temática da violência com enfoque em crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Programação

08h – Recepção

08h30 – Mesa de abertura

09h – As violências físicas intrafamiliares: apresentação das estatísticas nacionais e locais – Psicóloga Maria Aparecida Alves da Silva (Cida Alves), doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFG; psicóloga da Divisão de Vigilâncias às Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/Goiânia; consultora colaboradora do Ministério da Saúde; integrante da Rede "Não Bata: Eduque"; administradora do blog "Educar Sem Violência".

09h20 – Violência física e psicológica: entendendo suas repercussões – Dra. Célia Maria Stolze Silvany – coordenadora da Residência Médica e Internato em Pediatria das Obras Sociais de Irmã Dulce – Salvador/BA; médica do Ministério da Saúde; membro do Conselho Editorial da Revista da Sociedade Baiana de Pediatria; professora do Departamento de Pediatria da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e da Faculdade de Ciência e Tecnologia/BA.

10h20 – Coffee break

11h – Debate

11h40 – Encerramento: relançamento do livro "Quebrando o silêncio – disque 100", com a presença dos autores.

Serviço
Seminário "Notificação de violências física e psicológica: estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos"
Dia: 25 de novembro
Local: Auditório do Ministério Público do Estado de Goiás
Endereço: Rua 23, esquina com Fued Sebba, Qd. A-06, Lts. 15-24, Jardim Goiás
Telefone: 3524-3399


Fonte: site da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, em 20 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)