8 de nov. de 2013

Seminário: "Notificação de violências física e psicológica: estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos"

Dra. Celia Silvany em Goiânia
Celia Silvany
A professora Célia Silvany é uma das pioneiras no Brasil a realizar estudos sobre os maus tratos infantis e suas repercussões na saúde e no desenvolvimento humano. O inicio de suas pesquisas ocorreu ainda em sua formação acadêmica, na Faculdade de medicina de Salvador em 1969. Em 1974 publica o seu primeiro artigo com tema dos maus tratos infantis, nele a professora Célia Silvany aprofunda a discussão sobre o diagnóstico diferencial de casos de violências contra crianças.

A Divisão de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, em parceria com a Escola Municipal de Saúde Pública, realizará - no próximo dia 25 - seminário sobre Notificação de Violências. O tema deste módulo é "Notificação de violências física e psicológica: estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos".
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de novembro. Os interessados devem enviar e-mail para emspinscricao@gmail.com. Na mensagem, deve conter o número de matrícula, nome completo, função, unidade de lotação e e-mail pessoal para contato.
O público-alvo do evento é o profissional e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública, além de operadores do Direito e membros dos diversos conselhos da cidade de Goiânia.
Este seminário vai ser o último de uma série de quatro seminários sobre notificação de violências. Durante todas as etapas, foi discutida a temática da violência com enfoque em crianças, adolescentes, mulheres e idosos.


Programação
8 horas – Inscrições
8h30 - Mesa de Abertura
9 horas - As violências físicas intrafamiliares: apresentação das estatísticas nacionais e locais - psicóloga Maria Aparecida Alves da Silva (Cida Alves) – doutora pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UFG, psicóloga da Divisão de Vigilâncias das Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Goiânia, consultora colaboradora do Ministério da Saúde, integrante da Rede Não Bata Eduque e administradora do blog Educar Sem Violência
9 horas - Violência física e psíquica, entendendo suas repercussões – Doutora Célia Maria Stolze Silvany - coordenadora da residência médica e internato em Pediatria das Obras Sociais de Irmã Dulce, Salvador/Ba, médica do Ministério da Saúde, membro conselho editorial da revista da Sociedade Baiana de Pediatria, professora do Departamento de Pediatria da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e da Faculdade de Ciência e Tecnologia /BA.
10h20 - Coffee Break
11 horas – Debate
11h40 - Enceramento: Relançamento do livro "Quebrando o silêncio - Disque 100" com a presença dos autores


 
Seminário "Notificação de violências física e psicológica: estratégias e desafios na defesa dos direitos humanos"Data: segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Horário: 8h00min as 12h:00min
Local: Auditório do Ministério Público do Estado de Goiás (Rua 23, esquina com Fued Sebba, Quadra A-06, Lotes 15-24, Jardim Goiás)

Serviço
Contato: 3524-3399
npvsgoiania@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)