“Apesar da grande dificuldade que foi a vida dos africanos fora da África, quando vieram, especialmente para as Américas como escravos. Apesar da grande dificuldade, por que eram escravos, estavam destituídos [...] do reconhecimento mínimo da sua dignidade. Apesar de tudo isso, contribuíram, aportaram um processo civilizatório importantíssimo para todos nós. [...] em termos de costume, de hábitos, de religião, em fim de ofícios, artes, e uma série de coisas. E mais importante do que tudo isso, trouxeram essa força enorme da alegria, da solidariedade, da capacidade extraordinária de celebrar a vida, isso que deu o samba, que deu a salsa, que deu o blues [...]. Isso é o povo africano! Como Caetano costuma dizer, e não só ele, mas outros, vários outros pensadores, a África civiliza o Brasil”
Gilberto Gil
l PRINCIPAL I ARTIGOS I CAPÍTULOS | MONOGRAFIA I DISSERTAÇÃO l PL 7672/2010 l ENTREVISTAS I ORIENTAÇÕES I CAMPANHAS I VÍDEOS I CRÍTICAS I REFERÊNCIAS l TESE
6 de jan. de 2017
"Eu como devoto trago um cesto de alegrias de quintal" (Gilberto Gil)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)