29 de mai. de 2019

Nota de repudio da Associação Mulheres na Comunicação - Susy, PRESENTE!




A Associação Mulheres na Comunicação vem a público REPUDIAR o crime de ESTUPRO e a MORTE, da jovem estudante de arquitetura, de 21 anos, ocorrido no mês em curso, na UTI do Hospital Goiânia Leste, por um funcionário daquele hospital. A jovem veio a óbito dias depois do ocorrido.

A violência contra as mulheres ganhou em proporção e naturalização! Uma verdadeira epidemia, que precisa de mecanismos mais eficazes no enfrentamento e na prevenção. A apreensão das mulheres aumenta face a inércia e gravidade do último acontecimento: um ESTUPRO de uma jovem, por um funcionário do hospital, fato ocorrido enquanto a mesma se convalescia na UTI da instituição.

A jovem mulher, assim como qualquer pessoa, ao dar entrada em um hospital, foi em busca de cuidados, tratamento para o mal estar que estava sofrendo, estando portanto, em seu momento de maior fragilidade e vulnerabilidade. Entregou-se a uma estrutura, que se pressupõe em condições de garantir a segurança de suas e seus pacientes! Uma estrutura composta por profissionais e pessoas providas de ética, conscientes de seus deveres e do cuidado com a VIDA.

Antes de falecer, a jovem, segundo informações da mídia local, nos seus poucos momentos de lucidez, falou do ocorrido com outra servidora do hospital. A família só soube do estupro, depois que o corpo foi periciado pelo Instituto Médico Legal! Ainda que o hospital tenha feito ocorrência e demitido o servidor por justa causa, é preciso investigar, esclarecer os fatos e punir os responsáveis!

A vida de uma jovem foi ceifada. Dizer agora, que a causa da morte não foi devido ao estupro sofrido, não ameniza a gravidade do fato! Não tira a responsabilidade por negligência e omissão, muito menos não tira a pena de quem provocou o crime. Câmeras de vídeos podem colaborar na identificação do culpado, mas não são suficientes para conscientizar profissionais da saúde e sociedade em geral de que as vidas das mulheres importam!

Queremos justiça!
As vidas das mulheres importam!

Associação Mulheres na Comunicação
Goiânia, 29 de Maio de 2019.

Susy, PRESENTE!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)