23 de set. de 2018

"O Quilombo do futuro" por Altay Veloso - Carnaval 2019 Vai Vai




O QUILOMBO DO FUTURO

Eis o Elo perdido, que todos encontrem os seus, conectem - se com o cordão do umbigo, com os velhos mentores de suas tribos.

Dos em cor de bronze e ébano esculpidos, esse sou eu.

Estou na estrada, sou o senhor do tempo, rezo por calmaria e sopro pra fazer vento, meus braços vertem - se em asas se necessito pressa, o tempo urge, a hora é essa.

Ouvi o chamado de vossos tambores, dos cantores, o clamor por justiça.

Que corra a notícia que o Afronauta Griot está em Terra, avisa aos poetas, magos, trovadores que tenho a chave da sala secreta que guarda as raízes de nossa esfera, aos pintores, que trago todos os matizes para que realizem a primavera.

Minha missão só se encerra quando o sol subir ao meio dia e,
assim, da sombra eliminada a geografia, que nunca mais sobre nós, haja treva.

Desacorrentem a história, recuperem a memória, restituam o esplendor, a glória à Mãe das civilizações, que os livros devolvam os tons, as tantas nuances marrons à terra dos Faraós, façam
com o colorido em nós a face dos Orixás, porque o Orum é assim, não há em Aruanda nenhum que não seja retinto, nenhum tão diferente de mim, Minha África é Mãe da magia, berço da metalurgia, da escrita.

Essa idosa senhora trouxe o sol da religiosidade à alma do ser humano, não é por acaso o Sinai erguido em solo africano.

Ali e na vizinhança o mundo emerge da infância e torna-se adulto.
Eu, por ordem de Mãe, com sua chancela, a mesma com que autorizou Mandela, assino o indulto aos que mantiveram a herança dos meus, no breu, em estado oculto.

É chegada a hora. Meu povo canta, ri, reza e chora às vésperas de uma nova aurora e, acampado no negro céu do Cruzeiro do Sul, deuses de África adornam os altares e acendem a lua de Palmares pra iluminar a marcha à santa Liberdade...
Mas, povo de minha raça, não se esqueça, Maafa, quando velas invasoras singram o oceano, em fímbrias do solo africano insuflam
conflitos, instauram sangrentos ritos e, algo sem precedente surge no livro da humanidade, a escravidão negra.

É carregado de angústia e dor que retorno a esse instante, mas sou Griot, um tambor, do Criador, ordenança, trago – vos isso, à lembrança para que nunca mais, a tal semelhança, algo nos acometa.

Ó! Povo da pele preta, atento, quando cortejado.

Naquele nefasto momento chegaram juntos, impostores do profano e do sagrado envoltos num mesmo véu, um, à sangue, retalhou nossa terra, o outro, nosso céu.

Na escuridão dos tumbeiros, reis, rainhas, guerreiros presos às correntes do cativeiro cruzaram o Atlântico, muitos enlouqueceram, outros tantos mancharam as vestes de Iemanjá com o sangue de suas crianças.

Por esses, no Novo Mundo, meu povo foi ao profundo para religar -
se à essência.

Não sabiam o que traziam, os sem valia, nos porões dos negreiros
, erraram, esses forasteiros.

Como calar num guerreiro seu canto revolucionário?

Não há, em sã consciência, alguém que a outro pertença que
resista à violência de seus sonhos libertários.

E nas Américas, um novo cenário.

Fundem - se nossas culturas, como se fundem os matizes de originais tinturas extraídas de diferentes raízes para assim tornar possível uma pintura nova, fecunda e arrojada.

Eis a envergadura da diáspora africana nas terras do Mundo Novo.

É uma nave colossal, fulgurante, colorida, voa com a elegância da negra que dança ao som dos tambores, canta com a voz quase santa que borda a garganta de nossos cantores, faz na instigante cadência do jazz, do samba, um novo grito do Ipiranga, traz, do passado, os pilares para que se reerga Palmares, o porto seguro
e, do tesouro ancestral, em urgência espacial, a pedra fundamental
do quilombo do futuro.

Pousa no céu da Vai, Vai.

No contato imediato, além do terceiro grau, eu, o Griot Afronauta,  autorizo, à ribalta meus tambores, ousem meus trovadores, poetas, magos, atores no palco do carnaval.

CARNAVAL 2019
G.R. C. S. E. S. VAI VA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)