13 de mar. de 2020

“Jogo do Corona Vírus” de Narwal Tabarca ensina as crianças a lavarem as mãos




Olá!

Eu sou Cida Alves, psicóloga, doutora em Educação. Trabalho na área da saúde, na Prefeitura de Goiânia (GO). Administro o blog “Educar Sem Violência”.


Normalmente, eu me dirijo a vocês para tratar de temas que envolvem o sofrimento emocional, psíquico de pessoas que estão em situação de violência.

Hoje, excepcionalmente, vou tratar de outro assunto, também ligado à saúde, mas totalmente fora do foco do blog. Trata-se do Corona Vírus, tema igualmente importante, e já classificado como uma pandemia.


Nesse sentido, eu ressalto a importância de buscarmos informações, com respaldo científico, para nos proteger da doença causada pelo vírus. Procure dados em institutos de saúde conceituados, de referência. Ouça profissionais sérios, que são do campo científico. E jamais reproduzam notícias que não venham de fontes seguras e éticas. Não compartilhem informações duvidosas e alarmantes em suas redes sociais ou em sua convivência familiar, de trabalho etc. Isso só gera medo e em nada ajudará nas medidas de prevenção do vírus. Pânico, agora, não vai ajudar em nada!


Vou tentar falar aqui de como ocorre a transmissão do Corona Vírus. É importante conhecermos esse processo para depois entendermos as medidas de proteção.


A transmissão do Corona Vírus se dá a partir das gotículas da saliva de pessoa que foi infectada. Portanto, uma medida importante é cumprir a etiqueta respiratória. Sempre que for tossir ou espirar (evitando a difusão das gotículas da saliva pelo ar), use um lenço de papel. Ou então, procure tossir com a boca colada no seu braço ou dentro da sua própria blusa. Nunca tossir sem uma proteção ou anteparo. 


Se você estiver com os sintomas de tosse seca e espirro, procure ficar mais resguardada. Fique em casa. Evite locais com grandes aglomerações de pessoas e sem ventilação. Caso os sintomas não desapareçam busque um atendimento médico. 


Agora, a mais importante de todas as medidas de proteção: lavar as mãos. Faça isso durante várias vezes ao dia, principalmente se vier de locais de grandes aglomerações. Pensando nessa ação preventiva, que deve ser feita de forma metódica, que compartilho aqui o “Jogo do Corona Vírus”. Você poderá ensinar esse jogo às suas filhas e aos seus filhos, sobrinhas e sobrinhos e alunas e alunos – para que todos aprendam a lavar as mãos, de forma correta e eficiente, ao longo do dia.


O “Jogo do Corona Vírus” foi criado pela enfermeira Narwal Tabarca e nós fizemos uma adaptação para o português. Seu objetivo é, prioritariamente, ensinar a criança a lavar as mãos, durante todo o dia. Isso é feito por intermédio da brincadeira, sem uso do medo e mantendo o vínculo positivo com ela. Mas, ressalto, o jogo vale pra todos, de qualquer faixa etária.


Com o aprendizado do “Jogo do Corona Vírus”, nós estaremos protegendo não só as nossas crianças, mas todos aqueles indivíduos mais vulneráveis a essa doença, que são os idosos, e as pessoas que apresentam algum tipo de doença crônica, como diabetes, problemas cardíacos e respiratórios.

Agora, uma última dica: vamos evitar os abraços, os beijos, os contatos mais íntimos – pelo menos por enquanto. Vamos fazer esse sacrifício até que se consiga controlar essa pandemia. Pois, essas atitudes podem valer uma vida. Mas nada de pânico, nem exageros.


Depois que passar essa onda do Corona Vírus a gente pode voltar

a abraçar, beijar, dar chamego... Atitudes, vocês sabem, marcantes do brasileiro. Eu mesma sou assim: adoro abraçar, beijar, ser calorosa. Sou, sem dúvida, uma pessoa do contato.


Mas, por enquanto, ficam aqui só minhas palavras, minhas dicas, que espero sejam úteis. O abraço virá depois. E muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)