22 de jun. de 2019

26 de junho - Dia Nacional pela Educação sem Violência - Goiânia (Goiás) 2019.

 



“Nos cinco anos da Lei Menino Bernardo (13.010/2014) a Rede Não Bata, Eduque convida você a se engajar na campanha do 26 de junho - Dia Nacional pela Educação sem Violência. Responsável por acompanhar e incentivar a tramitação do marco legal que previne o uso dos castigos físicos e humilhantes como forma de educar crianças e adolescentes, a organização promove a mobilização anualmente desde 2017.

Na edição passada, foram mais de 50 instituições participantes, envolvendo cerca de um milhão de pessoas em várias cidades do país. Entre as conquistas, em Goiás, conseguimos a aprovação do Dia Estadual de Enfrentamento das Violências Físicas e Psicológicas contra Crianças e Adolescentes

O objetivo, além de marcar a data, é estimular a implementação da Lei Menino Bernardo com políticas públicas que promovam o uso de formas positivas e não violentas de educar.  Apesar do avanço legislativo, na prática, o Brasil está defasado e o Estado vem sendo cobrado por organismos internacionais.

No âmbito da agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.2 (‘Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos’) e 16.2 (‘Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças’) se relacionam diretamente com a causa. Em 2018, o Brasil ingressou - por influência determinante de uma coalizão formada por mais de 30 organizações, incluindo a Rede Não Bata, Eduque - na Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, se comprometendo a lançar iniciativas e indicadores para cumprir os ODS” (Rede Não Bata Eduque).




16 dias de ativismo pelo enfrentamento das violências físicas e psicológicas contra Crianças e Adolescentes - Goiânia, Goiás 2019.


Programação:



Dia 25/06 


“Cerimônia de Abertura”

Período- 7:30 - 8:30

Apresentações culturais:


·        Poema Guitarra de Cecília Meireles dramatizado pela Trupe “Marias à flor da palavra – mulheres leitoras”

·        Poema “Menino São José” de Elisa Lucinda dramatizado pela Trupe “Marias à flor da palavra – mulheres leitoras”

·       Oficina Disciplina Positiva com Andressa Siqueira, orientadora parental

·       “Quem educa marca o corpo do outro”, vivências inspiradas no título do livro de Fátima Freire Dowbor – Pronto Sorriso


Local: Hall do HC



Sensibilização para Educação sem Violência

Período- 8:30- 12:00

Local: HC- Ambulatório de Pediatria do HCUFG

-        Conversa com pais e/ou cuidadores e entrega de materiais educativos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Rede “Não Bata, Eduque”



Sensibilização para Educação sem Violência

Período- 14- 16h  

Local- CAIS Finsocial

-        Conversa com pais e/ou cuidadores; divulgação e entrega de materiais educativos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Rede “Nao Bata, Eduque”




Ato em Lembrança ao Dia 26 de junho- Lei Menino Bernardo” – Câmara Municipal de Goiânia

Apresentação do projeto de Lei Municipal que institui no município de Goiânia a mesma campanha que foi instituída pela Lei nº 20.325, de 07 de novembro de 2018 (instaurando o dia 26 de junho como o Dia Estadual de Enfrentamento às Violências Físicas e Psicológicas contra Crianças e Adolescentes) e assim unificar os atos e fortalecer as políticas públicas em favor da temática.
Período- 13:30

Local: Auditório Carlos Eurico- Câmara Municipal de Goiânia.

Iniciativa: Gabinete da Vereadora Cristina Lopes

 




Dia 26/6

Dia 26 de Junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência

Ato em memória do Menino Bruno

Período- 9:00-11:00

Local: Centro de Saúde da Família  Real Conquista



Sensibilização para Educação sem Violência

Período- 8:00- 12:00

Local: HC- Ambulatório de Pediatria do HCUFG 
Conversa com pais e/ou cuidadores e entrega de materiais educativos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Rede “Não Bata, Eduque”


Discussão e Reflexão de Caso Clínico

Período: 13:30- 16:00

Local: Faculdade de Medicina (sala 01-piso superior)

-         Atividade voltada para profissionais de saúde e estudantes da graduação da FM - Discussão de Caso Clínico



Dia 27/6

Sensibilização para Educação sem Violência

Período- 8:00-12:00

Local: HC e CS Marinho Lemos

-Conversa com pais e/ou cuidadores e entrega de materiais educativos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Rede “Não Bata, Eduque”



Dia 28/6

Sensibilização para Educação sem Violência

Período- 8:00-12:00

Local: HC e CS Marinho Lemos

-Conversa com pais e/ou cuidadores e entrega de materiais educativos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Rede “Não Bata, Eduque”


Realização:

Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFG, com as Ligas de Pediatria e do Pronto Sorriso, o Setor de Programas Especiais do HC/UFG;

Núcleo de Vigilâncias das Violências e Promoção da Saúde\Diretoria de Epidemiologia\Superintendência de Vigilância a Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia;

Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos em Situação de Violências de Goiânia;

Rede Não Bata Eduque


Parcerias:
Conselho Regional de Psicologia - CRP 09

Conselho Tutelar de Goiânia

Gabinete da Deputada Estadual Adriana Accorsi

Gabinete da Vereadora Cristina Lopes

Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira - HUGOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)