2 de jan. de 2011

Maria do Rosário é a Secretária dos Direitos Humanos da presidenta Dilma Rousseff









Uma vitória para os defesores dos direitos de crianças e adolescentes
!


O convite:

Ao convidá-la para a pasta Dilma fez uma advertência:

— Maria, tenho uma missão para ti. Quero que tu coordenes a política de direitos humanos do meu governo. Quero um cuidado especial com as crianças.

A deputada gaúcha aceitou o desafio prontamente.

Aceito como uma das missões mais importantes da minha vida — respondeu Rosário.

O perfil



Maria do Rosário Nunes
é natural de Veranópolis-RS. Professora da rede pública, pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também pela UFRGS, é mestre em educação e violência infantil.
Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS/Sindicato. Foi vereadora de Porto Alegre por dois mandatos (1993-1999), tendo presidido as comissões de Educação e de Direitos Humanos, além de ser líder do PT e do governo municipal na Câmara.

Sua atuação parlamentar:



Como deputada estadual (1999-2003), Maria do Rosário foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha por dois anos.
Em 2002, Maria do Rosário foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2006, sempre com expressivas votações. No Congresso Nacional, foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Representou a Câmara na Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos durante a Ditadura Militar e foi presidente da Comissão Especial da Lei Nacional da Adoção. Desde 2003, coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi vice-presidente das Comissões de Direitos Humanos e Minorias, e Educação e Cultura. Em 2009, presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, tendo se destacado, entre tantos temas, por coordenar uma série de debates em todo o Brasil sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

Destaque:

Maria do Rosário foi autora do PROJETO DE LEI Nº 2654 /2003, que dispunha “sobre a alteração da Lei 8069, de 13/07/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei 10406, de 10/01/2002, o Novo Código Civil, estabelecendo o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências”.



Presidente Lula , ao lado do vice-presidente José Alencar, da apresentadora Xuxa e da deputada Maria do Rosário, participa do lançamento da campanha nacional ''Não Bata, Eduque'' (Brasília, DF, Palácio do Planalto, 15/06/2007) Foto: Ricardo Stuckert/PR


Ministros do governo de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil.

4 comentários:

  1. Meus direitos humanos acaba quando o consulado brasileiro, deixa meu esposo a espera de um visto de turista, por um ano e seis messes! Agora eu não consigo, contato com o senhor Tony Victor Rogers que esta na africa passando fome por um erro do Consulado Brasileiro em ghana? isso sim e a verdadeira falta de direitos humano que Para mim, no brasil nao funciona. E lamentavel, Depois de um ano e seis messes, o itamaraty liberou o visto e diz lamentar o transtorno pela espera do visto. Eu a senhora Rogers, estou disesperada,e a procura de meu esposo! Isso sim a a situação atual do Brasil, sem direitos humanos! Meu email gildagardin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Cara Gilda,

    Compreendo e me solidarizo com sua indignação.

    Encaminharei o seu comentário para todos os contatos que conheço na área dos direitos dos Direitos Humanos.

    Espero que logo o seu esposo seja encontrado.

    Um abraço solidário!

    Cida Alves

    ResponderExcluir
  3. Cara Gilda Gardin,

    O e-mail que enviou como contato voltou.

    Preciso que reencaminhe o correto para
    que possamos conversar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. (55)11-9714-8281 vivo (55)11-8423-9296 TIM (55)11-6984-8542 oi MSN gildagardin@hotmail.com email

    gildagardinni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)