7 de jan. de 2011

Fotografia: a captura da luz que eterniza um instante.

Iniciando as comemorações do Dia Nacional da Fotografia.

Máquina Fotográfica

O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela acção da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) que, em 1827, demorou mais de oito horas para conseguir a primeira "fotografia". Captada numa lâmina de estanho e feita com a luz do Sol, a imagem mostrava parte de um celeiro e uma árvore, a visão que Niépce tinha da sua oficina.

Em 1929, ele passou a trabalhar com seu amigo Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que acabou por inventar a primeira máquina fotográfica 12 anos depois. O "daguerreotype" exigia "apenas" 30 minutos de exposição da imagem à luz e impedia que ela desaparecesse. Um grande avanço para o projecto original de Niépce. Mas como funcionava essa câmara rudimentar? Uma lâmina de cobre era polida, até ficar parecida com um espelho, e depois recebia um banho de iodo, para ficar sensível à luz.

Depois, era colocada numa "câmara", uma caixa de madeira muito simples e com uma lente, para que a imagem fosse captada. Depois, a placa era "revelada" com mercúrio quente e a imagem aparecia. Para fixar essa imagem, passava noutro banho, desta vez de tiosulfato de sódio, e então ganhava uma cor com cloreto dourado (fonte: caietanus.blogspot.com )



Assim começou….


A primeira fotografia da história


Assim continuo…..


Novas invenções a partir da fotografia: o cinema e a animação.


Somando inúmeras imagens descobriu-se a possibilidade do registro do movimento. Novas tecnologias tornaram possível a perfeita integração entre música, desenho e fotografia, aprimorando ainda mais as animações. Abaixo envio a você duas obras de arte que integram esses três estilos artísticos:








Veja ainda o Making off do Clip




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)