10 de out. de 2020

O que políticas públicas intersetoriais podem fazer pela criança? Painelista: Ana Estela Haddad


“Um menino nasceu, o mundo tornou a começar”

Guimarães Rosa









Descrição: O desenvolvimento da criança é contemplado diretamente em objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 ( Organização das Nações Unidas): acabar com a pobreza (ODS 1) e a fome (ODS 2); assegurar vida saudável (ODS 3) e educação inclusiva e de qualidade (ODS 4); e promover a igualdade de gênero (ODS 5), o crescimento econômico sustentável (ODS 8) e a cultura de paz (ODS 16). Os ODS somente serão alcançados por meio da implementação de programas e decisões, públicas ou privadas, que articulem saberes e competências de diferentes áreas do conhecimento. A Profa. Ana Estela Haddad nos apresentará sua perspectiva sobre este tópico.

Mediadores: Profa. Luciane R. R. Sucasas da Costa (Faculdade de Odontologia – UFG), Profa. Naraiana de Oliveira Tavares (Faculdade de Educação - UFG) e Prof. Paulo Sérgio Sucasas da Costa (Faculdade de Medicina – UFG).

Painelista:

Ana Estela Haddad, que tem expertise na temática da primeira infância, com destaque para: No período de 2013-2016, coordenou a Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo - São Paulo Carinhosa, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, psicológico e social das crianças com idade entre 0 (zero) e 6 (seis) anos. Desde 2019, é membro da Red Líderes por La Primera Infancia, na América Latina, liderada pela ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, com apoio da Bernard van Leer Foundaiton e da Children's Investment Fund Foundation.

Marta Maria Alves da Silva: Médica pela UFG. Mestre em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Especialista em Epidemiologia pela Universidade John Hopkins. Coordenou a Área de Vigilância e Prevenção de Violências no Ministério da Saúde (2005 a 2016). Atualmente trabalha no Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da SMS Goiânia e no Hospital das Clínicas da UFG.

Realização: Faculdade de Odontologia da UFG

Parcerias: Faculdade de Medicina e Faculdade de Educação da UFG Gestão do Canal UFG Oficial: Pablo Lisboa; Ana Paula Vieira; Fabrício Soveral; Marina Sousa; Wesley Menezes

Foto: Criança do grupo indígena Paiter Surui no Brasil - reprodução internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)