29 de fev. de 2020

As Ganhadeiras de Itapuã - as primeiras feministas do Brasil

 

“Toda vez que eu visto esta roupa eu me sinto uma guerreira também. [...] me sinto poderosa por que é uma história de sofrimento e ao mesmo tempo de guerrear. Lutar pelos seus direitos. E é o que estamos precisando, o Brasil está precisando.”

Antonia Sophia – menina Ganhadeira de Itapuã
_____________

“O grupo, que já tem mais de 15 anos e agora foi homenageado pela escola de samba Viradouro (vencedora do Carnaval 2020), já recebeu o Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura, e foi reconhecido como uma das iniciativas exemplares das culturas populares do Brasil. Em 2014, lançou um disco homônimo que em 13 músicas reúne raridades da cultura negra baiana e brasileira, candomblé, a importância da presença e liderança feminina, o amor pela natureza e crianças” (iBahia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)