8 de jun. de 2020

Quanto vale a sua vida? Quanto vale a vida de alguém que você ama? - Dalva Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia.



Segundo pesquisadores da UFG, na vigência do isolamento social quase 3 mil e 500 vidas foram salvas.

Desde o início da pandemia da covid-19, um falso dilema entre proteção à vida e economia foi imposto à sociedade. Cabe perguntar: quem move a economia? A economia não para em caso de adoecimento de milhares de trabalhadores e trabalhadoras?

Diante dessa premissa, a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia e o Comitê Goiano em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 manifesta seu apoio a qualquer pessoa que exerça cargo de gestão pública que assumir a defesa da vida como valor absoluto e adotar o princípio do diálogo com toda a sociedade, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), e não apenas do setor empresarial.

Bons exemplos de países que souberam lidar com a pandemia não nos faltam. Não escutar a ciência e não reconhecer o isolamento social como uma medida eficaz de controle do contágio por diversos países que têm tido sucesso em conter a covid-19 provoca mortes evitáveis, promove o colapso do sistema de saúde e enfraquece ainda mais a economia.

A pesquisa desenvolvida pelos professores doutores Thiago Rangel, José Alexandre Felizola Diniz Filho e Cristiana Toscano, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apontou a expansão espaço-temporal da covid-19 em Goiás. Caso o isolamento social, que hoje se restringe a 36%, não aumentar, podem ocorrer até 162 mortes por dia no estado, e chegaremos a 6 mil no final de julho. É importante destacar que a UFG tem acertado as projeções feitas até o momento, inclusive o dia que atingiríamos 100 mortes pela enfermidade em Goiás.

O estado caminha para o pior cenário, em que poderemos ter 1.200 pacientes graves disputando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Se não aumentarmos nossa taxa de isolamento social de 36% para 50%, em quatro semanas teremos o colapso do nosso sistema de saúde, quando serão necessários até 3.778 leitos de hospital por dia e, no fim de julho, a demanda subirá para 5.114 leitos. Esse número representa 18 vezes mais leitos disponíveis hoje.

Além das vidas e da saúde, a verdade e a comunicação, muitas vezes, podem ser afetadas em situações de emergência. Temos visto diversos canais de comunicação, como as redes sociais, usados para a disseminação de rumores, mensagens de ódio e distorção de informações científicas, criando confusão e insegurança.

Precisamos melhorar o acesso à informação da população e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Manifestamos também nossa preocupação com a ausência de uma ampla campanha de comunicação, transparente e responsável, que ajude a sociedade goiana a se proteger da melhor forma possível. Necessitamos urgentemente de realizar análises periódicas da situação, elaborando um sistema para disseminar informações úteis que conscientizem a população, as pessoas ligadas à gestão e a imprensa. Somente por meio de práticas mais eficazes de proteção à vida teremos segurança, dignidade e esperança.






Dalva Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia.

_________

Fotos: acervo da Dalva Bittencourt e de Edivaldo Bernardo de Lima (Manifestação em defesa da vida organizada pela Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde e o Comitê Goiano em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 realizaram um ato público nesta segunda-feira, 1º de junho de 2020). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)