24 de fev. de 2019

"This Is America" por Childish Gambino - Isto é Brasil por Luciene Nascimento

  

"Nunca esqueci Soninha Freitas palestrando em bê-a-bá, sobre a complexidade do problema do racismo no Brasil. Ela dizia algo como:
‘Bom exemplo é a construção:
pense em paredes de uma residência, tijolos formam a estrutura com concreto, arquitetura tem formato e aparência. Sociedade é construção e racismo é o cimento, componente estrutural, formador fundamental do interior e do acabamento.’
Nessa fala eu acrescento:
nossa estrutura social foi forjada no sofrimento, houve esforço intencional atuante, fraudulento, apoio internacional à tese do branqueamento, descolorindo e repintando tinta de sangue e caneta; se não branqueou os corpos, alvejou as almas pretas, impôs ao traço apagamento. Resultado: parda, morena, mulata, mestiça, 400 anos de injustiça e a paz se fez mais omissa que a melanina na sua tez?
Então compreenda de uma vez:
se a tua história te pigmenta e a sociedade te lê marginal, a necessidade te orienta a querer justiça racial, mas eu sugiro que seja atenta, não só cortar o eufemismo, mas lutar por protagonismo no que realmente te representa porque se o racismo que experimenta respeita regra geral é mais cruel pra quem aparenta quanto mais preta mais desigual mas há motivo de luta pra todas nós afinal preferida ou preterida preta ou parda IBGE a vantagem é auferida
por quem o sistema racista quer.
Queremos desconstrução porque tentar sugar cimento
sem romper essa estrutura, é como por atadura em anos de adoecimento.
Conserto é planejamento, consciência e postura análise de conjuntura, vontade, conhecimento. Educação rima com coisas muito simples. Rima com escola falando das coisas nossas mas não só em novembro, rima com aprender que questão racial é esforço coletivo, que ter medo da polícia não é por acaso que a propaganda não é inocente, que se a senhora preta não te olha nos olhos pra falar com você doutor é responsabilidade sua educar os seus filhos pra respeitar os meus filhos para que as próximas senhoras pretas não tenham esse peso no olhar [...]" (Luciene Nascimento).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Adoraria ver publicado seu comentário, sua opinião, sua crítica. No entanto, para que o comentário seja postado é necessário a correta identificação do autor, com nome completo e endereço eletrônico confiável. O debate sempre será livre quando houver responsabilização pela autoria do texto (Cida Alves)